BAMBU RIQUEZA NATURAL

BAMBU RIQUEZA NATURAL

BAMBU é o nome que se dá às plantas da subfamília Bambusoideae, uma da família das gramíneas .Essa subfamília se subdivide em duas tribos, a Bambuseae (os bambus chamados de lenhosos) e a Olyrae (os bambus chamados herbáceos).

luminaria-bambu-plantar-casasAs opiniões variam muito e novas espécies e variedades são acrescentadas ano a ano,mas calcula-se que existam cerca de 1250 espécies no mundo, espalhadas entre 90 gêneros, presentes de forma nativa em todos os continentes menos na Europa. Habitam uma alta gama de condições climáticas (zonas tropicais e temperadas) e topográficas (do nível do mar até acima de 4000m).

O bambu possui caules lenhificados utilizados na fabricação de diversos objetos como instrumentos musicais, móveis, cestos e até na construção civil, onde é utilizado em construções de edifícios à prova de terremotos. Também é possível produzir a partir desta gramínea, a fibra de bambu.

banco-bambu-plantar-casas

Uma matéria vegetal o bambu tem em seu favor alguns trunfos suplementares. A sua fibra, extraída de uma pasta celulósica, se caracteriza pela sua característica homogênea e pesada (ela não amassa) e seu aspecto suave e reluzente, parecidos com os da seda. Sobretudo, ela possui virtudes respiratórias, antibacterianas.

Por se tratar de uma planta tropical renovável e que produz anualmente sem a necessidade de replantio, o bambu apresenta um grande potencial agrícola. Além de ser um eficiente sequestrador de carbono, apresenta excelentes características físicas, químicas e mecânicas. Também o bambu é o recurso natural que se renova em menor intervalo de tempo, não havendo nenhuma outra espécie florestal que possa competir com ele em velocidade de crescimento e de aproveitamento por área.

  • Material tecnológico e barato
  • Flexível e com alta resistência
  • Boa força e funcionalidade
  • Baixa emissão de carbono
  • Leve
  • Redução do tempo de execução da obra
  • Redução de temperatura media interna de 3 a 4 graus Celsius devido a baixa condutividade do material
  • Substituiu quase 70% do cimento e aço usados para estrutura sem comprometer força
  • Beleza na  estrutura da edificação.

O bambu é utilizado para substituição de materiais de madeira com a larga  vantagem por ser ecológico, flexível  e resistente. Ele pode ser transformado para combinar ou se conectar com outros materiais em construções já existentes. Este caso pode ser dividido em três sub-categorias:colmos (tronco) de bambu, bambu laminado
,bambu composto.13-sharma-springs-by-plantar-casas

Em matéria prima para arquitetura e construção,  às espécies Guadua (Guadua angustifólia)e Gigante( Dendrocalamus giganteus), bambus de origem tropical, são as mais utilizadas. Possuem paredes com 2 a 2,5 cm de espessura, em media, e colmos (troncos) que atingem até 20 metros de altura.

Muitas outras espécies são utilizadas na fabricação de móveis e utensílios em geral que são conhecidos como Taquara (Bambusa Taquara ou Bambusa Vulgaris), Cana da índia (Phyllostachys aurea).

O bambu geralmente esta exposto ao ataque de microorganismos (insetos) e a vida útil das estruturas feitas a partir desse material é determinada, principalmente, pela intensidade de ataque de pragas e doenças. A durabilidade do bambu esta diretamente ligada à forma de tratamento aplicada ao colmo e a destinação do seu uso.

 Os métodos de tratamento do bambu são diversos e podem ser utilizados de acordo com as condições econômicas e estruturais do produtor:

  • cura ou maturação na mata
  • imersão em água
  • ação do fogo
  • ação de fumaça
  • métodos químicos com produtos oleosos, lipossolúveis ou hidrossolúveis
  • tratamento sob pressão em autoclave ou Boucherie.

bambu-arquitetura-plantar-casas

 

Deixe uma resposta