PINUS TRATADO

Pinus vêm sendo plantadas no Brasil desde há mais de um século. Inicialmente, foram introduzidas espécies européias e dos Estados Unidos para fins ornamentais. Posteriormente, foram buscadas espécies para fins silviculturais, visando à produção de celulose, papel e madeira serrada. Ao longo de décadas de ensaios de espécies e testes de procedências, ficaram bem definidas as mais apropriadas para produção de madeira em cada região bioclimática, as espécies de alta durabilidade natural são provenientes da floresta tropical, a utilização das espécies vindas de florestas plantadas e que possam ser submetidas ao tratamento preservante torna-se uma alternativa promissora.

deck-e-varanda-em-pinus-plantar-casas

A madeira de Pinus é a principal matéria-prima na produção dos PMVA, e representa cerca de 40% na produção de compensados e de 35% na produção de madeira serrada. Muito utilizada na construção cível por ser de fácil  manuseio .

floresta-de-pinus Plantação Pinus

 

APLICAÇÕES

  • Piso : Decks e varandas
  • Mobiliário e decoração
  • Mourões e cercas.

 

 

A madeira de Pinus, sem tratamento preservante, quando exposta em contato direto com o solo tem durabilidade inferior a um ano. Sendo assim todo cuidado é pouco com a procedência do fornecedor. Por outro lado, quando submetida a um tratamento adequado, pode permanecer em contato direto com o solo por 20 anos ou mais, sem indícios de apodrecimento ou ataque de insetos,quando tratados em autoclave com CCA tipo A e CCB, apresentaram durabilidade média em uso superior a 20 anos e, tratados por processos sem pressão, apresentam em média perfeitas condições de uso após 4,5 anos .

de-e-forro-pinus